PianOrquestra
Dez mãos e um piano.
PianOrquestra destaca-se pela originalidade e pela qualidade musical, desenvolvendo um trabalho único no mundo e com uma marca 100% brasileira.
Formado por 4 pianistas, 1 percussionista e 1 piano preparado, o grupo se utiliza de luvas, baquetas, palhetas de violão, fios de náilon, peças de metal, tecido e plástico, para explorar infinitas possibilidades de timbres e sonoridades produzidas pelo piano, transformando o instrumento em sua própria orquestra de sons.
Desde 2003 se apresentaram em importantes palcos internacionais e também realizaram extensa turnê pela Europa em 2018, passando por importantes teatros europeus, Estônia e Letônia, Elbphilharmonie Alemanha com lotação esgotada, França, Suíça, Portugal e Espanha.
Considerado um dos “10 Melhores Concertos do Ano” pelo jornal “O Globo”, o grupo recebeu em 2016 a maior pontuação das três Américas para participar do showcase “Classical Next” na Holanda.
O grupo tem 2 DVDs lançados com grande sucesso e reconhecimento do público e da mídia, passando pelos principais teatros do Brasil. Em 2005, foi premiado pelo “Rumos Itaú, novas direções” e através dessa premiação foi convidado a realizar apresentações e workshops em escolas da Zona Oeste do RJ, além de trabalhos com crianças da APAE. A partir de então, essa prática passou a fazer parte da história do grupo, tornando-se uma forma de transformar o resultado das pesquisas em uma linguagem criativa e acessível o suficiente para penetrar nas mais variadas classes sociais, dentro e fora do Brasil. O bom resultado conquistado com a realização de workshop na Universidade Codarts na Holanda, Universidade Pacífico no Chile e em Universidades brasileiras estimulam e desafiam o grupo a ampliar o leque de territórios que recebem tal oportunidade.
O primeiro DVD do grupo, intitulado “10 mãos e um Piano Preparado” gravado em 2007 e lançado através do apoio da Prefeitura Municipal do RJ, é utilizado por professores da área de musicalização e sensibilização artística em escolas e na licenciatura em artes.
O trabalho do PianOrquestra é o somatório de intensa pesquisa e constante investigação ao longo dos 18 anos de carreira. As técnicas aplicadas de maneira lúdica e criativa resultam em um trabalho pioneiro na música popular brasileira. O resultado dessa dedicação é uma abordagem musical que foge ao clássico, criando releituras e arranjos cheios de personalidade.
Atualmente, lança o novo álbum “Collectiva”.